Seguro de carro mais barato é possível? Veja essas 8 dicas.

Seguro de carro mais barato é possível? Veja essas 8 dicas.

Seguro de carro mais barato é possível? Veja essas 8 dicas.

Já comentamos aqui no blog sobre os seguros mais esquisitos (e desnecessários) feitos por algumas celebridades. Mas, hoje, queremos te falar de um seguro realmente indispensável para qualquer pessoa, que é o seguro de carro. Se você quer evitar alguns problemas e prejuízos financeiros, trate logo de contratar um, especialmente se o seu veículo for financiado. E, ao mesmo tempo, se conseguir um seguro de carro mais barato, será melhor ainda, né?

São tantas vantagens oferecidas, que contratar esse serviço pode sair bem caro. Por isso, é necessário pesquisar, comparar preços e coberturas. Você sabia que uma má contratação pode custar até o dobro do preço?  Isso acontece devido a diversos fatores levados em consideração nos cálculos, como a idade do condutor principal, a sua localização, o modelo do veículo, a maneira como o automóvel é utilizado, entre muitos outros detalhes. 

Entretanto, quero te dar uma boa notícia: é possível deixar o seguro de carro mais barato. Mas, para isso, você deve tomar algumas atitudes. Quer saber quais são? Confere neste artigo que a gente te explica como economizar no seguro de carro, mas sem perder na qualidade, é claro!

1. Mantenha um bom histórico nas suas apólices

As apólices tendem a custar menos se o número de ocorrências em nome do segurado for menor. Os melhores clientes – aqueles que usaram menos o seguro – poderão ser presenteados com descontos e bônus pelas seguradoras.

2. Instale equipamentos de segurança no seu carro 

Você pode economizar até 10% no valor do seguro de carro se usar alarme, trava elétrica, rastreador veicular e bloqueador. Isso é lógico, pelo fato da seguradora ter à disposição recursos extras para aumentar a proteção do carro, assumindo, dessa forma, riscos bem menores.

3. Contrate apenas os serviços primordiais

Geralmente, os contratos de seguro de automóveis oferecem uma série de serviços adicionais e opcionais, dentre eles, assistência mecânica 24 horas, carro reserva, franquias reduzidas, etc.

Essas coberturas extras, embora sejam bastante vantajosas, certamente tornarão o seu seguro muito mais caro. Então, pense bem antes de fazer, pois muitos dos serviços oferecidos pelas seguradoras podem não ser tão úteis. 

4. Seguro auto parcial contra roubo e furto pode ser uma boa alternativa

Esse tipo de seguro é mais barato e fácil de contratar por não exigir análise de perfil. Sua cobertura se restringe a roubo, furto, incêndio e alagamento. Se você preferir pode adicionar colisão com perda total e colisão parcial, pois geralmente não fazem parte do pacote. É possível incluir também outros adicionais, como danos a terceiros e assistência 24 horas. Como você deve ter percebido, este seguro é modular, o que significa que você pode escolher as coberturas que quiser. Legal, né? O custo deste seguro contra roubo e furto pode ser até 50% mais barato.

5. Você pode dispensar os danos a terceiros

Todos estamos sujeitos a nos envolver num acidente, infelizmente. Nesse caso, o seguro é muito vantajoso para proteção contra eventuais danos a terceiros. Pois a seguradora arcará, tanto com os prejuízos sofridos pelo seu veículo, como pelos da outra pessoa. Porém, você pode dispensar essa cobertura de terceiros, pois certamente ela aumentará o valor do contrato.

É claro que, você deve analisar bem, se dispensar esse tipo de cobertura vale mesmo a pena. Excluir os danos a terceiros só é aconselhável para quem utiliza pouco o carro e para deslocamentos curtos.

6. Caso seu veículo tenha mais de 10 anos, opte pelo seguro contra danos a terceiros

Neste caso, é quando seu veículo já tem mais de uma década de uso, você utiliza bastante, e quer proteção somente em caso de acidentes. Esse tipo de seguro é mais barato porque cobre apenas danos a terceiros. A seguradora assume o prejuízo causado a esses, em caso de colisão, até o valor limite definido pelo segurado.

7. Tenha um local adequado para guardar seu carro

Ao contratar um seguro, você terá que responder no formulário onde guarda seu automóvel. Se você costuma deixar em local arriscado, como na rua, por exemplo, certamente sua cobertura sairá mais cara. Por isso, antes de contratar, procure um local com garagem onde o seu veículo possa ficar durante o dia e no período noturno.

8. Compare ofertas e busque por coberturas básicas

Por fim, essa é uma dica óbvia, mas indispensável. Pois, a diferença de valores pode chegar a até 80% na contratação do seguro de um mesmo veículo!! Existem várias ferramentas na internet que podem te ajudar a comparar ofertas, como essas no google. Fique atento!

Então, gostou das dicas sobre como deixar o seguro de carro mais barato? Comente e compartilhe com seus amigos(as).

Envie seu comentário