Ensaio Fotográfico Para Momentos Importantes

Ensaio Fotográfico Para Momentos Importantes

Ensaio fotográfico para momentos importantes

O ensaio fotográfico possibilita contar uma história com fotos. Isso exige muito além de uma simples habilidade com a câmera. Deve ser feito por pessoas que consigam captar as emoções e os conceitos por trás de uma grande história.

Existem vários tipos de ensaios fotográficos. Mas, para registrar eventos, o ideal mesmo é fazer um ensaio usando os conceitos da fotografia documental. O ensaio fotográfico documental seleciona várias fotos para, por meio delas, demonstrar a realidade. Semelhante ao fotojornalismo, a fotografia documental pega uma história e a expressa com imagens.

5 dicas para o ensaio fotográfico

Um ensaio fotográfico documental não é apenas para fotojornalistas ou para fotógrafos profissionais. Afinal, toda pessoa é atraída por histórias! Não é mesmo? Seja você um amador ou um profissional, planejar e fazer um ensaio fotográfico é muito importante. Essa é uma excelente forma de dar vida às suas imagens, e tocar sua família, amigos e colegas de trabalho.

1. Estude o assunto

Os ensaios fotográficos são mais dinâmicos quando você, como fotógrafo, se preocupa com o assunto. Se você optar por documentar o primeiro mês de um recém-nascido na família, ou a produção de um evento escolar, ou até mesmo uma festa de aniversário, entenda seu assunto e produzo algo que fique interessante e coerente.

2. Pesquise

Se você documentar o primeiro mês de um recém-nascido, procure conhecer a família. Descubra como são os pais, sua cultura, seus interesses. Se você cobrir a produção de um evento escolar, converse com os professores e coordenadores; investigue o interesse geral do corpo discente. Se você fotografar uma festa de aniversário, confira o tema, a decoração que será usada, e qual a expectativa do aniversariante para a festa. Todos esses fatores ajudarão você a planejar o tipo de fotos ideais para sua história.

3. Encontre a “história real”

Após a sua pesquisa, você poderá determinar a visão que dará a sua história. O recém-nascido é filho único, ou tem irmãos? O bebê tem alguma característica que o faz diferente? A realização do evento escolar é para alguma finalidade especial? A festa de aniversário é de um adolescente que faz 13 anos, ou é o último aniversário de um paciente terminal? Embora os assuntos sejam comuns, a individualidade de cada pessoa fornece elementos para uma história incrivelmente única.

4. A dinâmica da história é construída sobre um conjunto de valores e emoções fundamentais que tocam o coração de seu público.

Raiva. Alegria. Medo. Tristeza. Empolgação. A melhor maneira de conectar seu ensaio fotográfico com seu público é extrair as emoções da história e utilizá-las em suas fotos. Isso não significa que você manipule as emoções do seu público. Você apenas usa a emoção como um ponto de conexão.

5. Planeje bem

Pare e visualize detalhadamente como será cada foto da história. Procure conhecer o cenário para decidir os tipos de fotos e equipamento a ser usado que melhor contarão sua história.

Cada evento da vida de alguém é único. Muitos querem eternizar e fazer um registro verdadeiro e emocionante da ocasião. O fotógrafo deve ter a técnica e a sensibilidade de capturar bem cada momento para transmití-lo ao público.

APRENDA FOTOGRAFIA NA PRÁTICA

Aprovado por mais de 20.000 alunos! Clique nas caixas abaixo para mais detalhes.



Envie seu comentário