Dicas de Fotografia para Iniciantes – Como Fotografar Bem

Dicas de Fotografia para Iniciantes – Como Fotografar Bem

Dicas de Fotografia para Iniciantes – Como Fotografar Bem

Você está apenas começando com a fotografia? Quer saber como fotografar bem? Separamos 10 dicas de fotografia para iniciantes com o propósito de ajudá-lo a produzir fotos incríveis a qualquer momento.

1. Levante cedo

dicas de fotografia para iniciantes

Desculpa te dar esta notícia não muito agradável! Rsrs… Se você deseja capturar a melhor luz natural, prepare-se para acordar bem cedo!! A chamada “Hora Dourada” ocorre durante a primeira hora do nascer e do pôr do sol, proporcionando uma luz mais incrível com o posicionamento correto. Os fotógrafos paisagistas dizem que os resultados conseguidos durante a  hora dourada, geralmente são imagens com tonalidade dourada, devido a luz mais bem controlada. Desse modo, sem usar nenhum filtro complementar é possível fotografar bem e passear por técnicas fotográficas profissionais.

2. A regra dos terços

É inevitável para um fotógrafo não pensar em composição, seja consciente ou inconscientemente. Por você está começando e quer saber como fotografar bem, desde agora crie o hábito de seguir algumas regras simples para fazer suas fotos parecerem ainda melhores. A principal ferramenta de composição é a regra dos terços. Funciona assim: olhe pelo visor ou pela tela da câmera e imagine que ela seja dividida em terços na horizontal e na vertical. Como alternativa, verifique o manual da sua câmera, pois muitos modelos já dispõem para o usuário uma grade de sobreposição que pode ser ativada a qualquer momento.

Para tornar a imagem visualmente mais interessante, coloque os assuntos principais nos pontos de interseção dessas linhas. É uma regra experimentada e utilizada por gerações de fotógrafos.

Naturalmente, uma vez que você pratique essas dicas de fotografia para iniciantes e já domine o básico para fotografar bem, fique à vontade para quebrar as regras.

3. O balanço de branco é seu amigo

Quem nunca passou por isso? Perceber que algumas fotos que você acabou de fazer têm um tom azul ou laranja estranho. Na maioria das vezes, isso ocorre porque o fotógrafo definiu incorretamente o equilíbrio de branco na câmera, ou o modo automático escolheu a configuração errada para as condições de iluminação.

A configuração do balanço de branco em uma câmera digital está relacionada à temperatura da cor. Uma temperatura de cor alta cria um tom de cor azul, enquanto uma temperatura de cor baixa cria um tom de cor laranja ou vermelha. Sua fonte de luz (luz natural, luzes fluorescentes, luzes de tungstênio e assim por diante) geralmente determina a temperatura da cor. Se a sua câmera estiver constantemente produzindo imagens com uma projeção de cores feias, ajuste o equilíbrio de branco até encontrar uma configuração que produza a imagem com aparência mais natural com base nas condições de iluminação.

Para alterar o equilíbrio de branco de modo personalizado na sua câmera digital, você precisará fazer um pouco de pesquisa no sistema de menus. Leia o manual para encontrar a localização exata dessa opção e, em seguida, defina o equilíbrio de branco. Vá para um local onde você poderá tirar fotografias, encontre um objeto ou superfície branca (pode ser uma folha de papel branco ou uma camiseta branca), então, aponte a câmera para fazer os ajustes.

4. Aprenda sobre exposição

Você pode até ser um iniciante agora. Mas, à medida que praticar, e for fisgado pela arte da fotografia, considere que exposição deve ser parte importantíssima do seu conjunto de habilidades.

Exposição é a medida da luz que atinge o sensor da câmera para capturar uma imagem. Existem três elementos principais que determinam como uma câmera (em modos automáticos) ou um fotógrafo (em modos manuais) determina a exposição – ISO, abertura e velocidade do obturador. Para ir além dessas dicas de fotografia para iniciantes e saber como fotografar bem, leia mais sobre exposição neste artigo, que explica mais detalhadamente.

👉Veja aqui como VOCÊ pode capturar FOTOS ABSOLUTAMENTE INCRÍVEIS com o equipamento que você já tem! (aula online gratuita).

5. Estabilização

Um dos problemas mais comuns enfrentado pelos fotógrafos iniciantes é a trepidação da câmera. A maioria das câmeras digitais tem alguma forma de estabilização de imagem, mas é limitada na fotografia com pouca luz. Normalmente, as imagens ficam desfocadas quando há movimento indesejado do fotógrafo ou do próprio assunto. Além disso, muitas câmeras compactas não possuem lentes que permitem a entrada de luz suficiente.

Você pode compensar isso de várias maneiras. Usar o flash embutido da câmera pode ajudar em algumas situações de pouca luz, como fotos instantâneas rápidas ou retratos em salas escuras. Um método ainda mais eficaz é pensar em investir em um tripé, que lhe dará mais controle na configuração de seu disparo. Mesmo que você use apenas as configurações automáticas da câmera, um tripé ajudará a estabilizá-la. Pois, o obturador permanecerá aberto por mais tempo, e assim conseguirá luz suficiente para a finalização da foto.

6. Pós-processamento

Não deixe seu trabalho se estragando em um HD por aí! Parte da diversão da fotografia é manipular e editar imagens pós-captura. Seja um corte simples, ou uma mudança mais drástica como transformar uma imagem colorida em monocromática ou preto e branco, o pós-processamento abre um mundo de outras possibilidades.

Você pode gerenciar seu fluxo de trabalho de fotografia no Adobe Lightroom, um popular software de manipulação e catalogação de imagens.


👉Aprenda aqui 5 Truques de Fotografia Poderosos (meio secretos) para FOTOS ESPETACULARES de emocionar qualquer pessoa.


7. Compensação de exposição

Lá vem aquela palavra assustadora novamente – exposição! Muita calma nessa hora! Saiba que a compensação da exposição é algo que você pode ajustar agora, mesmo sem precisar saber nada sobre a exposição. Ao fotografar com a câmera no modo automático, ela determinará as melhores configurações para obter uma foto com uma exposição correta, deixando-a nem muito clara e nem muito escura. Mas às vezes, a câmera não consegue enxergar tão bem quanto o olho humano, então, é aí que a compensação de exposição vai entrar.

Essa configuração geralmente é encontrada em algum lugar da câmera, em um botão que tem os símbolos +/-.  Perceba que ajustar o valor acima ou abaixo da marcação central fará com que sua foto pareça mais clara ou mais escura. Ao usar a tela da câmera para compor uma foto, fique atento a mudança do valor da compensação da exposição. Perceba que o resultado final da foto é mostrado automaticamente ao ser pressionado o botão do obturador.

8. Aprenda com seus erros

Tirar a foto ideal pode parecer assustador no começo. Saiba que todos os fotógrafos, em algum momento de sua carreira ou hobby, tiraram fotos muito ruins. Ou, se frustraram com muitas que não saíram como esperavam. Por isso, te damos essas dicas de fotografia para iniciantes, para você errar menos, e realmente aprender como fotografar bem.

Em vez de jogar a toalha quando a foto não agradar, tente descobrir o que deu errado. Use isso como base para continuar melhorando. Às vezes, um simples erro técnico será fácil de corrigir, consultando o manual da câmera ou pesquisando online. Outras vezes, encare como um desafio criativo para você. Talvez seja uma oportunidade para fazer uma foto diferente, capturando por outra ótica aquela cena em sua câmera.

9. Livre-se do atraso do obturador

O atraso do obturador é o tempo que demora do instante que o disparador é apertado, até o instante em que a fotografia é tirada. Em algumas câmeras, como SLRs, esse atraso é dificilmente perceptível. Algumas câmeras compactas sofrem de atraso do obturador de maneira extrema. Então, provavelmente você perderá o momento exato da cena que deseja capturar.

A menos que planeje comprar uma câmera nova, você pode contornar esse problema ao pressionar o disparador até a metade. Isso forçará a câmera focar seu objeto, antes de tirar a foto. Mantenha o botão pressionado até você estar pronto para tirar a foto. Finalmente, pressione o botão completamente. Com isso, o atraso do obturador é drasticamente diminuído!

Para você evitar futuras dores de cabeça, vamos para a última das nossas dicas de fotografia para iniciantes.

10. Cópia de segurança

O disco rígido caiu? Todo o seu cartão de memória foi apagado acidentalmente sem ter a cópia dos arquivos? Quem já não passou por isso?!

Se você está começando fotografar, é muito importante criar um sistema de backup para garantir a preservação de suas fotos. Existem muitas maneiras de fazer isso, uma bem fácil é copiar automaticamente suas fotos em um HD ou na nuvem.

Com essas 10 dicas de fotografia para iniciantes, esperamos que você se aprimore cadas vez mais nessa maravilhosa arte de fotografar e aprenda de verdade como fotografar bem.


APRENDA FOTOGRAFIA NA PRÁTICA

Aprovado por mais de 20.000 alunos! Clique nas caixas abaixo para mais detalhes.



Envie seu comentário