Como Funciona Pintura Hidrográfica. 6 Passos de Como Fazer.

Como Funciona Pintura Hidrográfica. 6 Passos de Como Fazer.

Como Funciona Pintura Hidrográfica. 6 Passos de Como Fazer.

Existem muitas tecnologias de impressão sensacionais que são uma verdadeira arte. Uma delas é a impressão hidrográfica ou pintura hidrográfica. Conhecida mundialmente como WTP (Water Transfer Printing) permite que imagens sejam aplicadas a qualquer objeto que possa ser submergido com segurança na água. Superfícies como painéis, equipamentos, itens de decoração e artesanato, peças automotivas e muitos outros podem ser personalizados com este processo. Essa técnica é muito usada pelos fabricantes para decorar seus produtos. Neste artigo mostraremos como funciona pintura hidrográfica em 6 passos de como fazer.

O processo de WTP é fácil de aprender e os resultados são excelentes. Veja como funciona o processo de impressão hidrográfica:

1. Camada de base

Primeiramente, é necessário lixar o objeto e limpá-lo bem.  Depois, aplicar uma camada de base primária como primer, tinta, promotor de aderência, etc. Para transferir as estampas adequadamente é necessário escolher as cores ideais. Desenhos de madeira, combinam melhor com um revestimento com tons marrom ou bege; estampas metálicas ficam bem com a base prateada ou cinza.

2. Preparação da película

Preparar a temperatura da água (uma média de 32º a 33º). O filme hidrográfico é cuidadosamente colocado na superfície da água no tanque de imersão. Por ser solúvel em água, ele se dissolve deixando apenas o padrão flutuando na água. A tensão superficial permitirá que o padrão se curve em torno de qualquer superfície.


A imagem flutuante é pulverizada com um ativador especial que dissolve os componentes nas cores do padrão sem afetar sua estrutura e aparência.
O objeto é imerso na água onde a imagem já está em forma líquida. A pressão da água fará com que a imagem se fixe uniformemente por todo o objeto. O resultado final é uma peça completamente impressa com o desenho de sua escolha.

5. Lavagem e secagem

As peças impressas são lavadas para remover qualquer resíduo da película, depois são colocas para secar.

6. Aplicação de revestimento

Os objetos impressos podem receber um acabamento opcional para proteger a superfície e proporcionar uma aparência brilhante.

A pintura hidrográfica tem se tornado um bom negócio para qualquer pessoa. Pois, seu processo simples traz sofisticação e personalização de diversos produtos .

Agora que você viu como funciona pintura hidrográfica e os 6 passos de como fazer, aprenda mais aqui  para criar um negócio lucrativo.


Envie seu comentário