Benefícios da Arte na Saúde, Mais que Simples Entretenimento!

Benefícios da Arte na Saúde, Mais que Simples Entretenimento!

Benefícios da Arte na Saúde, Mais que Simples Entretenimento!

Atualmente, devido à rotina corrida, as pessoas parecem sentirem-se mais estressadas do que nunca. Então, muitos têm encontrado na arte uma forma de desopilar e aliviar as tenções. Só que há muito mais benefícios da arte na saúde, que vão além de um simples entretenimento! A arte,  hoje,  já é usada no tratamento de diversas doenças.

A recente explosão de práticas artísticas como dança de salão e livros para colorir para adultos provam que as pessoas estão começando a reconhecer os benefícios da arte na saúde. Quando você está envolvido com arte, sua mente começa a desacelerar, sua concentração melhora e você se sente mais focado.  

Este estado meditativo induzido pela arte vem com uma série de benefícios.  Expressar-se de maneiras criativas, pode realmente melhorar o seu bem-estar. 

Aqui estão quatro tipos diferentes de arte que podem melhorar sua saúde:

1. A música pode aliviar o estresse.

Benefícios da arte na saúde

Hoje, a música está mais acessível do que nunca. Na maioria das vezes é gratuita, e através de celulares e de mp3 players, ela nos acompanha a qualquer lugar que formos. A exposição a tantos estilos diferentes nos dá a oportunidade de usufruir da música como se fosse uma verdadeira terapia. Se nos sentimos tristes, podemos encontrar uma música que nos faz feliz. Se estamos estressados, podemos encontrar uma melodia que nos acalma.

Estudos afirmam que a musicoterapia pode ser eficaz na redução da ansiedade e do estresse, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo a recuperação mais rápida de doenças. Outro estudo descobriu que pacientes com doença coronariana que ouviam música por 20 minutos, exibiam reduções significativas na frequência cardíaca, na frequência respiratória, na demanda miocárdica de oxigênio e na ansiedade, algum tempo após a intervenção.

2. Artes visuais ajudam no processo de cura.

Benefícios da arte 2

Quando somos jovens, somos destemidos com o pincel e o lápis de cera. No entanto, quando ficamos mais velhos, nos tornamos um pouco mais tímidos. Temos medo de não apresentar um bom resultado daquilo que pintamos ou desenhamos. Esse auto-julgamento impede que a maioria de nós se expresse através da arte visual, o que é inadmissível. Pois, as artes visuais são uma maneira de expressar algo que as palavras não conseguem. Seja fazendo sua própria arte ou apreciando a de outra pessoa, a utilização de visuais criativos parece produzir um efeito de cura significativo.

Terapias com arte ajudaram pacientes com câncer a encarar tal experiência de maneira positiva. Certo estudo mostrou que os pacientes do hospital que estavam cercados por arte visual e música experimentaram menos dor em comparação com aqueles que não eram.

3. Dançar é terapêutico.

Dançar é como uma meditação, na medida em que você desliga sua mente das demais coisas, você se conecta aquele momento através dos movimentos e do som. Demonstrou-se que os efeitos da dança e do movimento melhoram a qualidade de vida dos sobreviventes de câncer de mama.

4. Escrita expressiva é libertadora.

A escrita expressiva nos permite analisar e verbalizar os sentimentos que muitas vezes residem em nosso subconsciente. As pessoas que têm o hábito de escrever num diário trabalham melhor seus sentimentos, melhoram nos relacionamentos e aprendem coisas novas sobre si mesmos.

Portanto, Todos nós temos um lado artístico à espera de ser desenvolvido. A arte é um maravilhoso instrumento que podemos usar para nos curar e ajudar uns aos outros. Então, vamos praticar e usufruir de todos os benefícios da arte?

👉Aprenda fazer crochê passo a passo.

👉Garanta sua vaga! Aprenda a desenhar do zero.


Envie seu comentário