A reciclagem na Suécia é tão eficiente, que eles precisam importar lixo de outros países
- Por Gardenio
- Em Curiosidades, Inspiração, Tecnologia
- 20 AGO 2019
- 17H15

A reciclagem na Suécia é tão eficiente, que eles precisam importar lixo de outros países
Há anos a reciclagem na Suécia é incentivada. Existe ali uma cultura de conscientização ambiental que faz a população minimizar os desperdícios. Sua evolução na questão ecológica é mesmo impressionante. Eles, agora, precisam importar lixo de outros países para manter suas usinas de reciclagem funcionando.
Esse país nórdico é um dos mais avançados em termos de cuidados ambientais. A Suécia foi uma das primeiras a implementar um forte imposto sobre combustíveis fósseis em 1991, e hoje, recebe quase metade de sua energia de fontes renováveis.
Veja também: Artistas criam obras de arte incríveis com o lixo
Participação da população e de empresas
A Suécia implementou uma política nacional de reciclagem pela qual as empresas privadas realizam a maior parte da importação e queima de resíduos para gerar energia elétrica. Isso possibilita que os habitantes do país sejam beneficiados com uma rede nacional, que transmite energia para suas residências durante o inverno.
O governo apontou que a importação de resíduos é uma solução temporária. Mas, o importante é que eles e os países parceiros estão sendo beneficiados.
Os suecos investiram em técnicas inovadoras de coleta de lixo. Como o sistema automatizado em edifícios residenciais, que elimina a necessidade do transporte de coleta de lixo. Eles também têm uma rede de coleta de latas e de garrafas de plástico, que dá às pessoas dinheiro quando reciclam.
Você pode aprender mais sobre o sistema de reciclagem da Suécia no site oficial do país.